segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Ciência – Mundo Cientifico – Envelhecimento de células revela as características de câncer



Ciência – Mundo Cientifico –

Envelhecimento de células revela as características de câncer
Por Discovery Brasil
13 de dezembro de 2013 

Quanto mais velhos ficamos, maior o nosso risco de câncer .Com a idade, nós acumulamos exposição a ambientes e produtos químicos que aumentam o risco de adquirir mutações cancerígenas. Mas o perigo não aumenta de forma linear, e nós sabemos pouco sobre o porquê há um aumento tão dramático com o envelhecimento.
Danos acumulados não é a única coisa acontecendo à medida que envelhecemos. As células do corpo também passam por um processo chamado de senescência. Dentre as mudanças que vêm com a senescência são alterações no epigenoma, as proteínas e modificações químicas que estão ligados ao nosso DNA. Estas alterações epigenéticas podem influenciar quais genes estão ativos em diferentes tecidos.
Durante esta fase da vida de uma célula humana, as mudanças são uma tentativa de encerrar o processo de divisão celular . A divisão celular envolve a criação de cópias de cromossomos e distribuí-los em duas cópias idênticas da célula-mãe. Mas as células que vão senescente deve parar multiplicando.
As células cancerosas conseguem contornar os mecanismos que impedi-los multiplicando, incluindo os colocar no lugar durante a senescência.
No novo estudo, publicado na Nature Cell Biology , Peter Adams naUniversidade de Glasgow, seguiu o processo de envelhecimento em fibroblastos, que são células que formam o tecido conjuntivo.
Adams e seu colega descobriram que as células do envelhecimento têm menos controle sobre sua epigenome levando a mudanças generalizadas no DNA. Muitas seções do genoma, que deveriam estar sob o controle do DNA metiltransferase (DNMT1), acabam com menos grupos metila do que seria esperado. Enquanto algumas seções, conhecidas como ilhas CpG, conseguir mais grupos metila. Foi surpreendente que a comparação dessas mudanças epigenéticas com aqueles encontrados em células de câncer mostraram muitas semelhanças.
De acordo com o co-autor do estudo Richard Meehan, um pesquisador da Universidade da Unidade de Genética Humana de Edimburgo, o estudo mostra que as células do envelhecimento têm algumas das mesmas características do câncer. "Mas temos de ter cuidado com a interpretação dos resultados", disse ele. O estudo envolveu a olhar paraas células humanas em placas de Petri, para que os experimentos devem ser repetidas em animais e seres humanos, em seguida, antes que possamos tirar conclusões definitivas.
Se o estudo destaca que a prova , no entanto, então teremos um forte indício de por que o envelhecimento aumenta o nosso risco de câncer e uma melhor compreensão do processo de envelhecimento. "Eu não sei se os resultados vão nos ajudar a combater o câncer , mas se eu sou capaz de retardar o envelhecimento dos meus fibroblastos, uma coisa é certa: eu vou olhar um inferno de muito melhor quando eu sou mais velho ", Meehan disse.
Avi Roy, pesquisador da Universidade de Buckingham, também trabalhou na senescência das células. Ele disse: "O que eles fizeram não é completamente novo, mas é um grande pedaço de trabalho. E eles têm um monte de provas para sustentar sua alegação. "Roy concorda com Meehan e avisa que quaisquer conclusões sobre a revelação de como funciona o câncer com base neste trabalho seria prematura.
Um estudo de 2011 aponta para a dificuldade de tirar conclusões mais amplas. No estudo os investigadores removido um tipo particular de célula senescente de ratinhos envelhecimento. Eles descobriram que, nesses camundongos muitas das doenças relacionadas à idade, como catarata, foram adiados. "Mas os ratos não têm sua vida prolongada.Eles morreram de tanto paradas cardíacas ou câncer ", disse Roy. Muito ainda precisa ser entendido sobre como o envelhecimento provoca câncer, e com o mais recente estudo de Adams e Meehan que dar alguns passos mais perto.

Texto em PDF:

Disponível em <

Nenhum comentário:

Postar um comentário