quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Ciência – Mundo Cientifico – Jogadores desvendam mistério do HIV em apenas dez dias



Ciência – Mundo Cientifico –

Jogadores desvendam mistério do HIV em apenas dez dias

Por Discovery Brasil
03 de dezembro de 2013 

Na segunda metade do século passado, duas coisas totalmente diferentes surgiram: a pesquisa médica do vírus HIV, responsável pela AIDS (SIDA); e os videogames. Agora, décadas depois, elas se uniram num acontecimento inédito e incrível.
Durante a última década, cientistas da Universidade de Washington (EUA) tentavam decifrar a estrutura incrivelmente complexa de uma enzima (chamada M-PMV), que exibe um comportamento muito similar à uma enzima-cave no desenvolvimento da AIDS por uma infecção do HIV. Portanto, ela podera ter um papel crítico na construção de uma cura, tão esperada e necessária para o mundo.
Mas o que os cientistas não conseguiram fazer em dez anos, jogadores conseguiram em apenas dez dias! Como? Através de um jogo competitivo, chamado Foldit.
Cada enzima possui milhões de combinações possíveis, que podem cada uma dobrar suas ligações atômicas. Mesmo com computadores com poder de processamento absurdo, determinar a estrutura precisa destas enzimas seria trabalhoso demais.
Com isso em mente, os biólogos da universidade decidiram colocar o modelo 3D virtual da M-PMV no jogo online Foldit. Seu objetivo é abordar o maior problema da Biologia: dobrar proteínas. Para jogar, não é necessário nenhuma experiência biológica, basta usar seu raciocínio espacial. Ganha-se pontos baseados em três fatores: quão bem foi a dobra da proteína, quão eficiente você escondeu os químicos hidrófobos, e quão bem você limpa as discordâncias. Some isso à competitividade de um jogo online… e voilá!
Em apenas dez dias, a última aposta dos cientistas deu muito certo. Os jogadores chegaram no melhor modelo, aquele no estado que querer menos energia para se manter. Com este conhecimento, os biólogos poderão entender melhor como a enzima funciona, e certamente, descobrir como atacá-la.
Como muitas enzimas fazem parte da causa das doenças, elas também podem ser a chave para sua cura — como um anti-soro. O criador do Foldit espera que mais pesquisas do tipo usem o programa depois desta incrível demonstração.
Texto em PDF:
Disponível em <

Nenhum comentário:

Postar um comentário