quinta-feira, 8 de maio de 2014

Ciência – Mundo Cientifico – Neurogrid Circuito imita o cérebro humano

Ciência – Mundo Cientifico –

Neurogrid Circuito imita o cérebro humano

Por Discovery
30 de abril  de 2014


Comparado ao mesmo os supercomputadores mais rápidos do planeta, o cérebro humano vence na velocidade e eficiência. Para os 100 bilhões de neurônios disparando, o cérebro só usa apenas 20 watts de energia. Um supercomputador utiliza 1 milhão de watts de energia.
Agora, cientistas da Universidade de Stanford desenvolveram um chip de computador que pode simular 1 milhão de neurônios e milhões de conexões sinápticas em tempo real. Esse chip pode conduzir robóticos, próteses com a mesma velocidade e eficiência de armas biológicas e pernas.
A equipe, liderada por Kwabena Boahen, professor associado de bioengenharia na Universidade de Stanford, criaram o seu chamado Neurogrid com eficiência em mente. É composto por 16 computadores fichas, chamado neurocores. Em vez de construir os transistores do chip para corresponder com lógica digital, eles construíram-los para corresponder com as tensões presentes nas células do cérebro .
Além disso, a quantidade de corrente que corresponde a entrada sináptica. Tudo isso economiza energia, diz Boahen. Ao todo, o Neurogrid é 100.000 vezes mais do que um PC padrão de tentar simular um milhão nuerons energeticamente eficiente.
Mas, apesar de neurochip é mais eficiente, ainda consome mais energia do que o nosso cérebro.
"O cérebro humano, com 80.000 vezes mais neurônios do que Neurogrid, consome apenas três vezes mais energia", escreveu Boahen em um artigo para a revista Proceedings, da IEEE. "Atingir esse nível de eficiência energética , oferecendo maior capacidade de configuração e escala é o derradeiro desafio engenheiros neuromórficos enfrentar. "

Texto em PDF:



Nenhum comentário:

Postar um comentário