Ciência - Mundo Científico –
Indústria do
Esporte Movimenta U$ 1 trilhão no mundo
Por Amcham Brasil
29 de março de 2012
O esporte é a paixão que mais movimenta dinheiro no mundo.
Estima-se que, em suas mais diferentes modalidades, do futebol ao tênis, essa
indústria gere em torno de US$ 1 trilhão por ano e exiba um dos maiores
percentuais de crescimento entre os principais setores da economia, segundo
Clarisse Setyon, professora do curso de especialização em Marketing Esportivo
da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Para ela, o que
movimenta a economia do esporte se resume a uma palavra: paixão.
Enquanto o marketing tradicional trabalha
sobre pilares de quatro P – preço, produto, promoção e praça –, o marketing
esportivo usa cinco. “A paixão ultrapassa e se sobrepõe aos outros quatro”,
afirma ela, que participou do comitê aberto de Marketing da Amcham-São
Paulo nesta quarta-feira
(28/03) para debater o tema “Marketing esportivo, a oportunidade de uma
indústria em crescimento”.
“A Copa do Mundo
[de 2014] e os Jogos Olímpicos [do Rio de Janeiro, em 2016] ajudam, mas esse
setor é movido a paixão: uma camiseta Nike sem paixão (apenas com o
logotipo da fabricante) sai por R$ 79,90. Mas, agregada a uma paixão, como a do
time do Corinthians, custa R$ 189,90. É esse o efeito sobre o preço”,
argumenta.
Sensação e experimentação
A especialista
avalia que quem consome esporte está, na verdade, adquirindo uma sensação
positiva. Ir a um estádio assistir a uma partida tem o mesmo efeito de um show
de música, compara. “Ninguém se lembra de um comercial visto na TV no dia
anterior. Mas uma pessoa se lembra de um evento ao qual compareceu por
semanas. É a sensação que vale”, analisa.
Quando alguém
adquire uma sensação, está pagando para dedicar seu tempo a desfrutar de
uma série de eventos memoráveis. “É um envolvimento pessoal que representa muito
dinheiro”, destaca a consultora.
É por isso que a
experimentação de produtos ou serviços vem ganhando força. Ela tomou parte do
negócio de forma que as pessoas não querem apenas comprar mais ou acumular mais
conhecimento. “Agora queremos experimentar mais.”
Oportunidades
No Brasil, o
movimento gerado pela indústria do esporte é de, em média, de R$ 31 bilhões por
ano, equivalente 3,3% do Produto Interno Bruto, calcula Clarisse, da ESPM.
De olho nesse mercado, grandes agências de
marketing esportivo do globo se preparam para aportar no País. “A
vinda das maiores agências mundiais ao Brasil mostra que há muita oportunidade
para esse business que é o esporte.”
O setor esportivo
deve crescer a uma taxa anual de 3,8% até 2013, segundo relatório da
consultoria PricewaterhouseCoopers. “Na América Latina e no Brasil, essa
expansão deve ser ainda mais intensa não só porque são países que estão
mais atrasados do que os europeus e americanos, mas também pela perspectiva de
grandes investimentos por conta da Copa e das Olimpíadas.”
Case Latin Sports: a disseminação de
eventos esportivos no Brasil
Projeta-se que a
Copa e as Olimpíadas gerem juntas R$ 183 bilhões entre 2012 e 2016.
Mas o setor esportivo não se resume a futebol ou esportes olímpicos. As
corridas de rua crescem a uma taxa média anual de 25% ao ano. E não só elas: as
academias de ginástica se disseminam pelas periferias do País, atingindo 4,2
milhões de brasileiros – 66% deles nas classes C e D.
Carlos Galvão,
sócio fundador da Latin Sports, agência especializada em marketing
esportivo, analisa que há um “caminho sem volta” na questão do bem-estar
individual. Quando começou, em 2004, havia perto de 100 mil corredores de rua
federados na cidade de SP. “Hoje, temos 800 mil. Em 2011, tínhamos 13 eventos
de corridas de rua. Em 2012 faremos 176 - mais de três eventos simultâneos por
final de semana.”
Case ESPN: o desafio dos canais esportivos
Marcelo Pacheco,
diretor de Marketing e Vendas da ESPN, diz que investir e anunciar em eventos
cada vez mais variados vai forçar as empresas a diversificarem também seus
meios de divulgação. “Não importa onde se esteja, sempre haverá uma
tela à disposição”, aposta.
“O que temos feito é olhar para todas e
pensar qual conteúdo colocar em cada uma. Além do jogo da TV, há como colocar
regras e estatísticas do jogo no tablet,
por exemplo. E isso muda a vida do anunciante.”
Texto em PDF:
Disponível em < http://www.amcham.com.br/gestao-empresarial/noticias/industria-do-esporte-movimenta-us-1-trilhao-no-mundo
> Acesso dia 21 de outubro de 2016.
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