Ciência
– Mundo Cientifico –
Pesquisadores britânicos
acreditam que o brócolis pode reduzir o avanço da artrose
Por BBC Brasil
28 de agostos de 2013
O brócolis encontrado nos supermercados tem o composto glucoraphanin,
mas em menor quantidade
Pesquisadores britânicos acreditam
que comer uma grande quantidade de brócolis pode
diminuir, e até mesmo prevenir, a artrose.
Depois do sucesso de estudos feitos
em laboratórios, uma equipe da Universidade de East Anglia, no leste da
Inglaterra, está iniciando os testes em humanos.
Testes feitos em células e em ratos
mostraram que um composto encontrado no brócolis - que os seres humanos também
podem obter apartir da couve de
bruxelas e do repolho - bloquearam uma enzima fundamental destrutiva, que causa
danos à cartilagem.
Os pesquisadores estão pedindo a 20
pacientes para comer uma dose diária de um brócolis
"super-carregado" de nutrientes, conhecido como Beneforte – criado a
partir do cruzamento entre o brócolis padrão e um parente selvagem da Sicília.
Super-dose
O corpo humano pega esse composto encontrado no vegetal, o
glucoraphanin, e o transforma em outro, chamado sulforafano, que parece
proteger as articulações.
Os voluntários farão a dieta por
duas semanas antes de se submeterem a cirurgia para ter seus joelhos artríticos
reparados.
Rose Davidson e sua equipe
vão examinar o tecido que for removido para ver o impacto, se houver, que o
brócolis teve.
Ela disse: "Nós estamos pedindo
aos pacientes para comer uma dose diária de 100g do brócolis durante
duas semanas. Essa é uma dose normal, de bom tamanho - cerca de um punhado - e
é uma quantidade que a maioria das pessoas ficaria feliz em comer todos os
dias."
Embora seja altamente improvável que essa
quantidade seja o suficiente para causar qualquer grande mudança em duas
semanas,Davidson espera que
seja o suficiente para oferecer alguma evidência de como o "super"
brócolis pode beneficiar os seres humanos.
"Eu não acredito que vá reparar ou reverter a artrose ... mas pode
ser uma maneira de previni-la", disse ela.
Sua equipe quer
verificar se o sulforafano chegou até a articulação, e se está causando
mudanças benéficas nas células.
Dieta especial
Outros 20 pacientes, que também serão submetidos à cirurgia de joelho, e
que não estão fazendo a dieta,
serão utilizados como um grupo de comparação.
Alan Silman, da Arthritis
Research UK, que está financiando o trabalho de Davidson, disse: "Até agora,
pesquisas não conseguiram demonstrar que alimentos ou dietas podem
desempenhar qualquer papel em reduzir a progressão da artrose, por isso, se
estes resultados puderem ser replicados em humanos , seria um enorme avanço.”
"Nós sabemos que praticar exercício, e manter um peso saudável,
podem melhorar os sintomas e reduzir as chances da doença progredir, mas a
pesquisa adiciona uma nova informação, que diz como uma dietaespecial
pode desempenhar um papel."
Os resultados dos testes feitos em
animais encontrados por Davidson estão na publicação científica Arthritis &
Rheumatism.
Mais de 8,5 milhões de pessoas na Grã-Betanha têm artrose, uma doença
degenerativa que afeta em particular as mãos, os pés, a coluna, os quadris e os
joelhos.
Texto em PDF:
Disponível em <
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/08/130828_brocolis_artrose_an.shtml
> Acesso dia 29 de agosto de 2013.

Nenhum comentário:
Postar um comentário