Ciência
– Mundo Cientifico –
O que é melhor para a saúde: café ou vitamina de frutas?
Por BBC Brasil
26 de outubro de 2013
Nem sempre a vitamina de frutas é a escolha saudável
Uma bebida é feita com frutas e a outra tem cafeína, portanto a
tendência é todos pensarem que uma vitamina de frutas é mais saudável que um
café. Mas, o médico e jornalista britânico Michael Mosley explica que pode não
ser bem assim.
A resposta óbvia sobre qual bebida é mais saúdavel parece ser a vitamina
de frutas. Afinal, beber café é um mal necessário e tomar uma vitamina de frutas
faz parte da quantidade mínima de frutas e verduras que devemos consumir
diariamente, cinco por dia.
Mas, vários estudos revelam algo mais surpreendente.
Começando com o café. Muitos estudos alegam que anos consumindo a bebida
podem aumentar o risco de uma série de problemas, desde doenças cardíacas até
câncer.
Estes estudos se baseiam em experiências nas quais se pega um grupo de
pessoas que bebem café comparadas com outro grupo semelhante que não toma a
bebida. O problema com esta abordagem é que os que tomam café são mais
inclinados a outros hábitos como fumar ou consumir bebidas alcoólicas, então é
difícil separar o que realmente está fazendo mal a estas pessoas.
Uma forma mais confiável de saber a verdade é pegar um grupo de
indivíduos saudáveis, coletar dados a respeito deles e então seguir a situação
deles por muitos anos.
Quando cientistas coletaram dados sobre os hábitos de consumo de café de
130 mil homens e mulheres e então os seguiu por 20 anos, descobriram que o café
é algo bom. A pesquisa foi publicada na revista especializada Annals of
Internal Medicine, em junho de 2008.
Ao analisar os números resultantes do estudo, os cientistas concluíram
que o "consumo regular de café não estava associado ao aumento de
mortalidade entre homens ou mulheres".
Proteção
Os dados deste estudo sugerem que o consumo moderado de café pode
oferecer uma pequena proteção, levando a uma suave queda da mortalidade (por várias
causas) em pessoas que consomem a bebida, em comparação com os que não bebem
café.
Com base neste e outros estudos, se chegou à conclusão de que a dose
mais eficaz varia entre duas a cinco xícaras por dia. Beber mais do que isso
diminui os benefícios.
O café tem centenas de substâncias diferentes, incluindo muitos
flavonoides (compostos encontrados em plantas e que têm efeito antioxidante).
Mas não se sabe quais destes ingredientes é benéfico.
Mas, quando se se fala do cérebro, o ingrediente bom do café parece ser
a cafeína. Uma pesquisa publicada em julho de 2013 na revista especializada World
Journal of Biological Psychiatry, afirmou que pessoas que bebem duas a
cinco xícaras de café com cafeína diariamente apresentam metade das
probabilidades de cometeter suicídio em comparação às pessoas que bebem o café
descafeinado ou menos que duas xícaras por dia.
Esta pesquisa juntou dados de três estudos que seguiram mais de 200 mil
pessoas por mais de 14 anos, então é confiável. Além de ser apoiada por outras pesquisas.
Uma razão de a cafeína poder ser um antidepressivo suave é que, além de
deixar a pessoa mais alerta, aumenta o nível de neurotransmissores como
dopamina e serotonina, que melhoram o humor.
Mas os pesquisadores não recomendam doses altas, acrescentando que
"há pouco benefício extra para o consumo acima de duas ou três
xícaras".
Apenas café preto e café com leite foram avaliados
Outro alerta é que estes testes começaram há muitos anos então o tipo de
bebida testada foi, quase com certeza, o bom e velho café tradicional. Uma
simples xícara de café tem entre zero e 60 calorias, dependendo se é preto, com
leite ou com leite e um pouco de açúcar.
Capuccinos, lattes e mochas têm café mas também têm muitas calorias,
algo entre 100 e 600 calorias.
E as vitaminas
de frutas?
Vitaminas de frutas podem ser feitas com a fruta pura, mas quando você
tira a casca e tritura a fibra você já perdeu muito do potencial da fruta. O
que sobra em uma vitamina é principalmente uma bebida açucarada.
Em um estudo publicado no começo de 2013, pesquisadores descobriram que
entre as 52 vitaminas prontas à venda, 41 tinham mais açúcar que uma Coca-Cola
e todas tinham mais calorias.
Vitaminas de frutas são ácidas e deixam resíduos nos dentes, então os
dentistas não gostam muito destas bebidas. Uma maçã por dia pode manter o
médico longe, mas não quando é descascada, triturada, misturada e empacotada.
Em um estudo publicado em agosto de 2013 no British Medical
Journalos pesquisadores descobriram que consumir frutas diminui o risco de
diabetes. Mas "beber" frutas parece aumentar este risco.
Este foi outro grande estudo envolvendo muitas pessoas acompanhadas
durante muitos anos.
Vitaminas podem ter mais calorias que refrigerantes
Uma descoberta interessante é que frutas diferentes resultaram em níveis
diferentes de benefícios. Três porções de mirtilo, por exemplo, diminuem o
risco de diabetes em 26%; maçãs, peras, bananas e toranjas também tiveram um
efeito positivo, mas muito menor.
No total, aqueles que comeram a fruta cortaram o risco de
desenvolvimento de diabetes em 2% enquanto que as pessoas que
"beberam" a fruta (mais de três copos de suco de frutas por semana)
aumentaram o risco em 8%.
Más notícias
Um estudo feito na Austrália Ocidental examinou a dieta diária de mais
de 2 mil pessoas e descobriu que consumir alguns tipos de frutas e verduras
(brócolis, couve-flor, repolho e maçã) corta o risco de desenvolver câncer
colorretal, enquanto que beber o suco de frutas foi associado ao aumento do
risco de câncer retal.
Bebidas açucaradas aumentam o nível de insulina e níveis altos de
insulina estão associados ao aumento do risco de certos tipos de câncer. Os
pesquisadores destacam que muitas coisas que protegem contra câncer de intestino,
como os antioxidantes e fibras, são perdidos ou suas quantidades caem durante o
processo de fazer o suco.
Nenhum destes estudos analisou especificamente os benefícios para a
saúde das vitaminas de frutas ou mesmo o impacto de tipos diferentes de sucos.
Por exemplo, se são sucos frescos ou feitos a partir de concentrados de frutas,
feitos em casa ou comprados em lojas. Presumo, por exemplo, que tomar uma
vitamina feita em casa será bem melhor do que uma comprada pronta.
E duvido muito que o ocasional suco de fruta ou vitamina vai fazer mal.
De qualquer forma, pessoalmente, não os compro mais e raramente os tenho em
casa. Como a fruta e, quando se trata de bebidas, prefiro continuar com a água,
chá e, claro, café.
Texto em PDF:
Disponível em < http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/10/131024_cafe_vitamina_saude_fn.shtml
> Acesso dia 29 de outubro de 2013.

Nenhum comentário:
Postar um comentário