Ciência -
Mundo Científico –
Consumo de leite não diminui
o risco de fraturas ósseas, diz estudo
Por BBC Brasil
29 de outubro de 2014
Com base em pesquisas realizadas pela Universidade de
Uppsala, na Suécia, o estudo mostrou que mulheres que bebiam mais de três copos
de leite por dia na verdade mostravam mais tendência a sofrer lesões do gênero
que mulheres consumindo menores quantidades do produto.
Os pesquisadores, porém, alertam que os resultados
apontam uma tendência e não devem ser interpretados como prova de que o maior
consumo de leite causou as fraturas de fragilidade óssea.
Fatores como o peso e o consumo de álcool também devem
ser levados em conta, alertam.
Chances dobradas
O leite durante anos tem sido recomendado como uma boa
fonte de cálcio, mas estudos investigando uma relação entre o consumo do
produto e o fortalecimento ósseo apresentaram resultados conflitantes.
A pesquisa sueca examinou os hábitos alimentares de
61.400 mulheres entre 1987-90 e de 45.300 homens em 1997 para então monitorar
sua saúde ao longo de um período de até 20 anos.
Participantes preencheram questionários sobre a
frequência no consumo de alimentos como leite, iogurte e queijo.
Os pesquisadores, então, viram quais participantes
sofreram fraturas e tiveramoutros problemas nos anos seguintes.
"As mulheres com alto consumo de leite tinham um
risco 50% maior de sofrer fraturas de bacia", explica Karl Michaelsson,
pesquisador-chefe da Universidade de Uppsala.
Os homens foram monitorados por 11 anos e os resultados
mostraram uma tendência parecida, porém menos acentuada.
Padrões opostos
Curiosamente, produtos à base de leite fermentado, como o
iogurte, apresentaram o padrão oposto: o maior consumo reduziu o risco de
fraturas.
Para o professor Michaelsson, outro fator que pode
influenciar a força óssea são os açúcares do leite, que testes de laboratório
já mostraram acelerar o envelhecimento em alguns animais.
"Os resultados do nosso estudo questionam a validade
das recomendações do consumo de grandes quantidades de leite para a prevenção
de fraturas de fragilidade óssea", afirma o pesquisador.
"Mas esses resultados precisam ser interpretados de
forma cautelosa por conta da natureza observacional do nosso estudo".
Michaelsson defende ainda que as recomendações sobre o
consumo de leite não sejam alteradas até que se conduzam mais pesquisas sobre o
tema.
Texto em PDF:
Disponível em < http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/10/141029_leite_fratura_fd
> Acesso dia 29 de outubro de 2014.

Nenhum comentário:
Postar um comentário