Ciência -
Mundo Científico –
Consumo de frutas está
associado a menor ganho de peso
Por Super Interessante
25 de setembro de 2015
A pesquisa
foi apresentada esta semana e foi conduzida com mais de 130 mil pessoas dos
Estados Unidos
As frutas e seus
sucos têm sido consideradas vilãos de muitas dietas, sob a afirmação
de que tem alto teor calórico. Entretanto, uma
pesquisa conduzida pela Universidade de Harvard apontou que elas não são vilãs do
emagrecimento. Inclusive, o aumento no consumo de frutas e de vegetais
pobres em amido, como brócolis, couve e abobrinha, está associado a
menor ganho de peso.
O estudo foi feito com 133.468 pessoas, nos Estados Unidos, por um período de 24 anos. Foram examinadas as associações entre as mudanças de peso dos indivíduos e o que seu consumo de frutas e verduras, que era documentado num diário. Os relatos, para fins de pesquisa, também levavam em conta aspectos do estilo de vida, como o tabagismo e a prática de atividade física.
O estudo foi feito com 133.468 pessoas, nos Estados Unidos, por um período de 24 anos. Foram examinadas as associações entre as mudanças de peso dos indivíduos e o que seu consumo de frutas e verduras, que era documentado num diário. Os relatos, para fins de pesquisa, também levavam em conta aspectos do estilo de vida, como o tabagismo e a prática de atividade física.
Após ajustar todas as variáveis, a
pesquisa apontou que o aumento no consumo de frutas e as verduras de baixo
amido se relacionavam com redução de peso, enquanto que o consumo de vegetais
ricos em amigo, como ervilhas e milho, ajudavam a pesar mais na balança.
Os resultados não podem ser generalizáveis, uma vez que o
perfil dos voluntários era bem parecido (a grande maioria era de adultos
brancos e de alta escolaridade). E como eles mesmos preenchiam os diários de
dieta é possível que tenham cometido alguns erros no decorrer da pesquisa.
Entretanto, o estudo é forte. Foi feito com uma grande amostragem de
pessoas, por um largo período de tempo e com acompanhamento constante.
"Nossos resultados
apontam benefícios do aumento do consumo de frutas e vegetais para prevenir
o ganho de peso a longo prazo", atesta a coordenadora da
pesquisa Monica Bertoia. "Além disso, fornece orientações de
alimentos específicos que podem ajudar na prevenção da obesidade, um fator
de risco para diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, cânceres e muitas
outras condições de saúde."
Texto em PDF:
Disponível em < http://super.abril.com.br/comportamento/consumo-de-frutas-esta-associado-a-menor-ganho-de-peso
> Acesso dia 25 de setembro de 2015.

Nenhum comentário:
Postar um comentário